Foto: BNDES (Divulgação)
A Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) receberá o financiamento de R$ 34 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar e construir centrais de tratamento no Estado. Entre os locais que vão receber as intervenções está a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Santa Maria.
De acordo com o BNDES, o valor é correspondente a 80% do investimento do projeto. Com a conclusão das obras, a CRVR tem como objetivo destinar 4,2 milhões de toneladas de resíduos sólidos compactados de classe II (considerados não perigosos) para as centrais de tratamento. Com o valor, a companhia busca ampliar as CTRS também de Minas do Leão, São Leopoldo e Giruá, implantar uma CTRS em Victor Graeff, implantar uma Estação de Tratamento de Lixiviado em Minas do Leão e implantar uma Estação de Transbordo em Tramandaí.
As obras previstas no projeto da CRVR fazem parte dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a obrigação de disposição final ambientalmente adequada de rejeitos em aterros sanitários e o fechamento dos chamados lixões, evitando riscos à saúde pública e à segurança, além de minimizar os impactos ambientais.